O que é necessário para iniciar um Tratamento Ortodôntico?

Você está em: Dúvidas frequentes

Na primeira visita ao consultório o paciente será examinado clinicamente. Informações importantes são obtidas, tais como, hábitos orais, traumas sobre os dentes, doenças, tratamentos hormonais e uso de medicamentos.
Além disso, nesta consulta o ortodontista será capaz de dar uma orientação quanto às opções de tratamento disponíveis, sobre quando o tratamento deverá começar, sobre o tempo de duração do tratamento e o custo aproximado do mesmo.
Para complementação das informações obtidas na 1ª consulta, o ortodontista solicitará a documentação ortodôntica, que inclui:
- Modelos de gesso das arcadas dentárias
- Radiografias e fotografias dos dentes e da face
Numa segunda visita do paciente ao consultório, após a realização da documentação ortodôntica, o ortodontista fará a exposição do diagnóstico e plano de tratamento, formulado a partir das informações obtidas na primeira consulta e também dos registros da documentação.
Após isto o tratamento poderá ser iniciado. No entanto, se for diagnosticado que o momento apropriado para iniciar o tratamento for mais adiante , o paciente fará visitas periódicas ao ortodontista, a critério deste, até o momento considerado ideal para o início.